"A Maior Flor do Mundo"
"A Maior Flor do Mundo"
Este trabalho foi realizado a partir da visualização de um vídeo em aula, da história "A Maior Flor do Mundo", de José Saramago. Após a sua visualização, foi-nos proposto a realização de um trabalho em grupo, que consistia na elaboração de uma tabela. Para conseguirmos preencher a tabela, tivemos de explorar alguns dos aspetos da história e idealizar atividades orais e escritas, que permitissem trabalhar/ explorar esses aspetos.
Como podemos observar a baixo, está presente a tabela com as atividades que idealizámos para cada um dos aspetos em questão.
ASPETOS A EXPLORAR
|
ATIVIDADES ORAIS
|
ATIVIDADES ESCRITAS
|
Ação
- título do filme
- acontecimentos
- final/ continuação da história
|
Recontar a história.
|
Composição sobre a continuação da história.
|
Personagens
- principais e secundárias
- retratos
|
Descrição das personagens.
|
Desenhar as personagens.
|
Narrador
- identificação
- função
- relação com a história/ as
personagens
|
Com o vídeo a ser projetado, pedir às
crianças para fazerem de narrador da história.
|
Descrição do narrador.
|
Tempo e espaço
- descrição dos espaços
- marcas de tempo
|
Pedir às crianças para encontrarem marcas,
durante a história, que demonstrem que esta se realizou em um dia.
|
Utilizando uma reta numérica, identificar
no espaço e no tempo, o desenvolver da história.
|
Linguagem
- verbal e não verbal (gestos,
expressões corporais)
|
Fazer o jogo da mímica (imitar as
personagens).
|
Analisar a ligação que existe entre a
criança e o escaravelho (linguagem não verbal).
|
Imagens e som
- aspetos gráficos
- música
- movimento
|
Com a música a passar, pedir para as
crianças dizerem aquilo que a música lhes transmite ao ouvirem-na.
|
Desenhar a flor, presente na história.
|
Aspetos a explorar noutras
áreas (Estudo
do Meio, Expressões)
|
Analisar o ciclo de vida da flor; Identificar
a razão pelo qual o escaravelho faz um "rolinho" com restos
encontrados na rua.
|
Mafalda Tomaz
Raquel Quaresma
Sofia Viana
Comentários
Enviar um comentário