Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação
Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação
Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação
e Comunicação é uma unidade curricular que considero importante no nosso percurso
académico. Como foi falado ao longo do semestre, as TIC são atualmente uma das principais
fontes de comunicação e informação, usadas diariamente por milhões de pessoas. É
importante que consideremos as TIC também uma ferramenta para o nosso futuro
profissional visando a aprendizagem das crianças, como um meio didático.
No inicio semestre não estava à
espera que fosse uma unidade curricular que nos fizesse utilizar tantos
recursos como foi proposto. A utilização dos mesmos deixou-me surpreendida e
motivada para as aulas seguintes. Não conhecia
nenhum deles e penso que futuramente irei usá-los tanto a nível profissional como
a nível pessoal. Têm todos finalidades diferentes, mas podem ter um só objetivo
no que toca a serem ferramentas didáticas, isto é, na minha opinião visam cativar
e captar a atenção das crianças, de modo a que as aprendizagens não sejam
somente expositivas.
É uma unidade curricular bastante
trabalhosa, com muito trabalho autónomo e muito trabalho fora da sala de aula, quer
prático quer de pesquisa. Um dos aspetos positivos foi o facto de ser uma
unidade curricular em que trabalhamos desde o inicio do semestre até ao fim,
não deixando a avaliação centrando somente no fim do semestre. Outro aspeto
referido foi como disse acima, a utilização de recursos como o Pixton, o Kahoot
e o Strip Generator, tendo estes, grandes potencialidades educativas.
Por vezes, tornou-se difícil de
conciliar esta unidade curricular com as outras e até por vezes, com os dois trabalhos
que eram pedidos semanalmente por ambos os docentes. O facto de cada trabalho
ter uma data de entrega ajudava-nos a realizá-los atempadamente e a não os
deixar para o fim do semestre, mas houve trabalhos em que tínhamos pouco tempo
para realizá-los o que dificultou na realização dos mesmos e por vezes na sua
entrega depois do tempo.
O facto, dos recursos serem em língua
inglesa dificultou também o manuseamento e a exploração do mesmo, sendo o caso
do WeVideo um dos exemplos. Foi complicado gerir essas dificuldades com os objetivos
dos trabalhos propostos, apesar de termos conseguido realizá-los à mesma. Este
aspeto fez com que também saíssemos da nossa zona de conforto, explorando assim
diversos mecanismos de trabalho.
Sofia Viana
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