Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação

Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação

Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação é uma unidade curricular que considero importante no nosso percurso académico. Como foi falado ao longo do semestre, as TIC são atualmente uma das principais fontes de comunicação e informação, usadas diariamente por milhões de pessoas. É importante que consideremos as TIC também uma ferramenta para o nosso futuro profissional visando a aprendizagem das crianças, como um meio didático.
No inicio semestre não estava à espera que fosse uma unidade curricular que nos fizesse utilizar tantos recursos como foi proposto. A utilização dos mesmos deixou-me surpreendida e motivada para as aulas seguintes.  Não conhecia nenhum deles e penso que futuramente irei usá-los tanto a nível profissional como a nível pessoal. Têm todos finalidades diferentes, mas podem ter um só objetivo no que toca a serem ferramentas didáticas, isto é, na minha opinião visam cativar e captar a atenção das crianças, de modo a que as aprendizagens não sejam somente expositivas.
É uma unidade curricular bastante trabalhosa, com muito trabalho autónomo e muito trabalho fora da sala de aula, quer prático quer de pesquisa. Um dos aspetos positivos foi o facto de ser uma unidade curricular em que trabalhamos desde o inicio do semestre até ao fim, não deixando a avaliação centrando somente no fim do semestre. Outro aspeto referido foi como disse acima, a utilização de recursos como o Pixton, o Kahoot e o Strip Generator, tendo estes, grandes potencialidades educativas.
Por vezes, tornou-se difícil de conciliar esta unidade curricular com as outras e até por vezes, com os dois trabalhos que eram pedidos semanalmente por ambos os docentes. O facto de cada trabalho ter uma data de entrega ajudava-nos a realizá-los atempadamente e a não os deixar para o fim do semestre, mas houve trabalhos em que tínhamos pouco tempo para realizá-los o que dificultou na realização dos mesmos e por vezes na sua entrega depois do tempo.
O facto, dos recursos serem em língua inglesa dificultou também o manuseamento e a exploração do mesmo, sendo o caso do WeVideo um dos exemplos. Foi complicado gerir essas dificuldades com os objetivos dos trabalhos propostos, apesar de termos conseguido realizá-los à mesma. Este aspeto fez com que também saíssemos da nossa zona de conforto, explorando assim diversos mecanismos de trabalho.

Sofia Viana

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